Rapsódia Revisitada

quarta-feira, 23 de setembro de 2015


Benito Juarez - Maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, por 25 anos.

Benito Juarez foi um dos maiores incentivadores da realização do filme “Rapsódia para cinema e orquestra” em 1991. 

No período o maestro Benito estava à frente  da Orquestra Sinfônica de Campinas assim como era o regente da Orquestra da Unicamp. Os contatos feitos com ele por Adilson Ruiz, Diretor do filme,  e pelo Maestro Lívio Tragtemberg, também professor do Instituto de Artes, à época foram intensos. 

Com grande entusiasmo, Benito participou das filmagens em diversos momentos, mesmo antes dos dias das filmagens, mas foi nos dias das gravações que ele esteve integralmente com a equipe.
As primeiras tomadas foram à frente da Orquestra Sinfônica no teatro interno do Centro de Convivência. Era preciso, inicialmente, executar e gravar a trilha que serviu de base para toda a película. 
À tarde, nos estúdios do Instituto de Artes da Unicamp, Juarez deixou-se maquiar pelo artista Carlos Fernandes, também professor do Instituto de Artes da Unicamp.

Sobre uma base branca no rosto do maestro, foram sendo colocados, um a um, quatro tons de tinta contrastantes de modo que cada uma representasse e servisse como elemento divisor marcante das mudanças entre os quatro momentos do filme.  

Esta foi a simbologia proposta pelo Diretor do filme, Adilson Ruiz, que serviu de base para a ideia dos quatro períodos pelos quais os artistas de todas as modalidades passam: preparação, ensaio, realização e, finalmente, a apresentação da obra. 

E para finalizar, representando todos os artistas, com seus intensos sentimentos no fazer artístico no auge a que conseguem chegar e arrebatados pela emoção da realização plena, ele quase explode em êxtase com a apresentação da obra.


Benito foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas durante 25 anos (1975-2000).

De acordo com o jornal o Estadão a saída de Benito foi muito sentida por grande parte da população. Para o maestro Julio Medaglia, "a genialidade e qualidade técnica da OSMC eram reflexo da cabeça de Benito" ... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente aqui sua opinião/comentário/colaboração