Rapsódia Revisitada

sábado, 10 de outubro de 2015



Lívio Tragtemberg



 
Nos anos 1990, Lívio era professor de composição musical no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo participado da criação da trilha sonora para o filme Rapsódia para Cinema e Orquestra com dois alunos Marco Faria e Victor Lazzarini.

Para termos informações mais recentes sobre o artista da música, podemos vê-lo em programas da TV

https://www.youtube.com/watch?v=ejj-uiQ9hQw 
https://www.youtube.com/watch?v=shc77eQSLoM

Em síntese, Tragtemberg já compôs música para teatro, vídeo, cinema, dança, dança-teatro e instalações sonoras. Seu catálogo inclui várias obras instrumentais, sinfônicas, eletroacústicas e também ópera. Ganhou o Prêmio Vitae pela composição da ópera Inferno de Wall Street em 1987. Obteve bolsa da Fundação Guggenheim pela composição da ópera "Tatuturema" em 1991, tendo também gravado vários discos, destacando-se Temperamental,  feito em parceria com Wilson Sukorski e  Décio Pignatari, Othelo e Anjos Negros, Pasolini Suite, Coleção de Novas Danças Brasileiras, entre outros.  É autor dos livros Artigos Musicais, da Editora Perspectiva, Contraponto, pela EDUSP e Música de Cena publicado pela Editora Perspectiva. Colabora com o coreógrafo Johann Kresnik em produções de teatro-dança na Alemanha desde 1995.
Criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo e a Nervous City Orchestra em Miami, USA e, também, a BLIND SOUND ORCHESTRA com músicos cegos tocando filmes mudos e compôs a trilha sonora para o filme Hoje, de Tata Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente aqui sua opinião/comentário/colaboração