Rapsódia Revisitada

Sobre este Blog

O que é este blog ? Quais são sua razão de existir e sua finalidade

O blog  "Rapsódia Revisitada" foi inspirado na versão em película do  “Rapsódia para Cinema e Orquestra". Para quem não se lembra ou nem tomou conhecimento, o filme foi realizado, tendo como proposta registrar o momento artístico das artes em Campinas. Essa produção, realizada no segundo semestre de 1991 foi finalizada e apresentada em 1992 no Centro Cultural Vitória.

Após mais de 20 anos, encontrei, entre antigas fitas de vídeo cassete, uma cópia do original, dirigido pelo Professor Adilson Ruiz, e realizado com nossa turma da disciplina Realização Cinematográfica do Multimeios da UNICAMP.



O blog, inicialmente, pretende rememorar e estabelecer novo contato com o meio artístico de Campinas, tendo como principal objetivo reanimar as artes na cidade e entender as razões pelas quais não aconteceu o “boom” artístico anunciado no início dos anos 1990.

Como se pode acompanhar ao longo da apresentação, minha ideia agora é lançar um espaço em que possamos receber comentários, aproveitando-nos das tecnologias mais recentes, sobretudo as redes sociais, permitindo cada vez maior interação. Gostaria que os interessados pelas artes e pela cultura participassem, por meio deste espaço e das redes sociais a rever, por meio do filme, as tendências daquela época e assim, pudéssemos dialogar, buscando reativar para um novo período com um incremento das participações artísticas e, sobretudo, interações entre artistas da região de Campinas. No entanto, as participações não devem mais ter limites geográficos, visto que, a abrangência permitida pelas redes sociais, transformam tudo em "glocal" (global e local simultaneamente).

Deste modo, gostaria que este espaço virtual, aqui apresentado, contasse com a participação de todos, desde os artistas mais famosos até os mais simples apreciadores das artes, de modo geral, para conversar, contar “causos”, discutir ou apresentar produções, convites e incentivos, proporcionando à nova geração o prazer que só a arte transmite, com sua potência de transcendência, além do conhecimento e entusiasmo para o fazer artístico.

Esta iniciativa deveu-se à percepção da diminuição dos interesses institucionais pelos artistas, a redução da valorização, nos últimos anos, das apresentações e iniciativas, pela ausência de investimentos maciços em espaços como se prometia à época mencionada nesta cidade.

Será um grande prazer poder retomar os contatos com os personagens  participantes do filme, ponto de partida deste blog. Assim, procuramos satisfazer o desejo dos que não tiveram mais contato ou nem, ao menos, souberam do que aconteceu com o nosso “Rapsódia para Cinema e Orquestra” cujo original foi doado ao MIS (Museu de Imagem e Som), e lá esquecido...


Flailda Brito Garboggini