Rapsódia Revisitada

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Arte... Ponto de partida e de inspiração para seguir caminhos...



Momento de criação deste blog - Setembro 2015.
Proposta: incentivar a integração dos artistas e recuperação do vigor artístico em Campinas.

Na beleza das artes, chegamos ao limiar da transcendência...

Conforme George Steiner, a poesia, a arte, a música são os meios portadores desta vizinhança com a transcendência. A música nos transporta a um lugar inimaginável, traz uma sensação próxima do divino.

Steiner acredita que o sentido da transcendência é um pressuposto para todas as artes: “Quando se fala de Michelangelo, Rafael, Beethoven, Shakespeare, se trata de um mundo cheio de Deus. Não me refiro à sua fé pessoal. O campo de referência à transcendência está sempre ao alcance da mão. A obra de arte é um mimetismo, uma imitação do ato criador primeiro” (A Barbárie da Ignorância, de Mario Muchnik).[1]

Afinal, a inspiração artística vem de onde?
Como explicar as maravilhosas obras de arte criadas pelo homem senão por essa transcendência do ser com o criador do universo?



[1] http://www.quadrante.com.br/artigos_detalhes.asp?id=38&cat=3

8 comentários:

  1. Parabéns, Flailda! Um blog voltado para a divulgação e valorização de nossa cultura através das artes merece todo o nosso apoio e aplauso. Vida longa par essa importante iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana querida, sei bem como você é apaixonada por artes. Vamos sim, fazer o máximo, contribuindo para impulsionar o crescimento de iniciativas deste tipo. Acho que atualmente estamos em contato com muita gente que tem esse foco. Já, na quinta feira, dia 17, às 17hs, teremos um evento bem nessa linha em Joaquim Egídio. A vernissage de “Caminhos de Joaquim”, nova série de obras da artista plástica Lygia Eluf, e o lançamento do livro “República de Campinas – Cenas da memória afetiva e política da cidade”, do jornalista José Pedro Martins e do fotógrafo Martinho Caires, são algumas das atrações do Sarau Multissensorial.
      Será na Cabrita Café, distrito de Joaquim Egídio (Rua Dr. Heitor Penteado, 1085). A visitação à exposição vai até 17 de outubro.

      Excluir
  2. Vamos aproveitar este espaço para divulgar novas iniciativas artísticas na cidade. Já, na quinta feira próxima, dia 17, às 17hs, teremos um evento bem nessa linha em Joaquim Egídio. A vernissage de “Caminhos de Joaquim”, nova série de obras da artista plástica Lygia Eluf, e o lançamento do livro “República de Campinas – Cenas da memória afetiva e política da cidade”, do jornalista José Pedro Martins e do fotógrafo Martinho Caires, são algumas das atrações do Sarau Multissensorial.
    Será na Cabrita Café, distrito de Joaquim Egídio (Rua Dr. Heitor Penteado, 1085). A visitação à exposição vai até 17 de outubro.

    ResponderExcluir
  3. Incrível existir esse registro de um momento de grande ebulição cultural na Cidade de Campinas. Não é apenas uma fonte de inspiração para os artistas, mas uma renovação e incentivo para todos que ainda estão batalhando contra todas as dificuldades de se fazer arte. A gente participou de tudo aquilo sem ter ideia do contexto. Estou cheio de lembranças e saudades neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que belas colocações, participamos também com apenas uma pequena ideia do contexto da época. No entanto após o lançamento do filme, parece que ficou tudo sem continuidade. Aqui pretendemos retomar e descobrir o que aconteceu com toda essa gente das artes daquele período.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Acrescente aqui sua opinião/comentário/colaboração