Rapsódia Revisitada

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Inspiração inicial do blog - Registro cinematográfico do ambiente artístico de Campinas em 1991

Em agosto de 1991, alguns alunos do Instituto de Artes da Unicamp,  realizaram um projeto comandados pelos professores Adilson Ruiz e Lívio Tragtemberg, professores das disciplinas: Realização Cinematográfica e Composição Musical, respectivamente, culminando com a realização do filme “Rapsódia para Cinema e Orquestra”, finalizado e apresentado à cidade em 1992.

Benito Juarez, Adilson Ruiz e Lívio Tragtemberg,
durante as filmagens.
A etapa inicial teve como objetivo verificar o estado das artes na cidade, com pesquisa de imagens, em vídeo e fotografia, tendo em vista realizar o roteiro e planejar a realização. 
Muitos dos artistas da cidade foram visitados ao longo do semestre e, no mês de novembro, convocados para os dois dias de gravações que ocorreram em diferentes locações campineiras como: o teatro interno do Centro de Convivência; os estúdios do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, e em alguns pontos marcantes da cidade de Campinas.

O projeto resultou num filme média metragem, no formato 16mm e editado em laboratório de São Paulo. O original foi doado ao Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas.

Recentemente, foram recuperadas as imagens de cópia em vídeo, e a identificação dos participantes se fez necessária.

A apresentação do filme original, à cidade de Campinas, aconteceu no Centro Cultural Vitória em maio de 1992. 
Fonte de imagem: 
http://www.campinasvirtual.com.br/galeria_campinas_antigas_3.html




6 comentários:

  1. Momento muito importante, durante as filmagens, do encontro registrado na foto acima, do maestro Benito Juarez, grande incentivador e participante do filme, com o maestro Lívio Tragtemberg, professor à época da disciplina Composição Musical, e do
    diretor de cinema, também, professor da disciplina Realização Cinematográfica, ambos do Instituto de Artes da Unicamp.

    ResponderExcluir
  2. A segunda foto é do antigo prédio do Hotel Vitória, na Campos Sales, onde foi instalado, nos anos 90, o Centro Cultural Vitória. Pena que hoje não exista mais, porém, foi um local onde ocorreram importantes eventos culturais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Flailda! Um blog voltado para a divulgação e valorização de nossa cultura através das artes merece todo o nosso apoio e aplauso. Vida longa para esta importante iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, mesmo sem saber quem é você, espero que participe e se apresente.

      Excluir
  4. As atividades (variadas e de qualidade, no centro da cidade e com boa infra -inclusive café) no Centro Cultural Vitória foram muito importantes na época, atualmente não identifico nenhum ponto com o mesmo perfil, alguém identifica? Me lembro da Neusa e ? (desculpe, não me lembro do nome do outro cara). A última apresentação que vi lá foi um show do Sílvio Caldas, pouco antes dele morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um período muito bom, com muitas atividades culturais, dois cinemas, sala de exposição, bar, locadora de filmes especiais, enfim, tudo muito interessante onde se reuniam muitos artistas e estudantes para longos bate-papos. Esse tipo de local nos faz muita falta atualmente.

      Excluir

Acrescente aqui sua opinião/comentário/colaboração